sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ZOÉ BATALHA REIS




Occidente


(Zoé Wauthelet). Pintora ,n. em Liége a 14 de Setembro de 1867,filha de D.Felicité Gaspar Wauthelet e de Edmond Wauthelet.
Veio para portugal em 1878 fazendo aqui os seus estudos e casando em 1900 com Alberto Batalha Reis.Teve por professores de pintura José Malhôa e Veloso Salgado.Expôs no Grémio Artístico e depois na Sociedade de Belas Artes.
Obteve Menção Honrosa,terceira e segunda medalha.
Expôs no Brasil,onde ficaram vários quadros seus.
Em Berlim na Exposição Internacional, no Salão de Paris com um retrato de sua mãe,que depois obteve em Madrid um proposto para condecoração em S. Francisco da Califórnia e Panamá.Alguns quadros que se salientaram e obtiveram classificação.
A primeira Carruagem, na biblioteca do avô. "Quien supiera escribir" A Alcachofra Florida,A Barrela e algumas decorações de tectos e murais.
Muitos retratos a óleo e a pastel,entre os quais um de vulto - um retrato a óleo,tamanho natural, do Presidente da Répública, General Carmona.
Em 1907 abriu uns cursos de pintura no seu atelier e ali organizou umas conferências:
A pintura através dos séculos,tendo como conferencistas os drs. Carneiro de Moura,Vaz Ferreira,visconde de Atouguia,Oliveira Soares e outros.
(daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário