quinta-feira, 10 de junho de 2021

MARIA DE PORTUGAL

 


D.L.

"Pseudónimo de Albertina dos Santos Leitão, nasceu em 1884 e morreu em 1971, sendo conhecida como escritora, pintora e ceramista. Frequentou a Escola de Arte de Bolonha, bem como outras em Itália, tendo realizado viagens de estudo a Espanha, França e Holanda.

Era membro da Associação Comercial e Industrial de Lisboa e fazia parte da Assembleia do Grémio dos Industriais de Cerâmica.

Tal como Leopoldo Battistini, Maria de Portugal continuou a tradição da cerâmica portuguesa até à década de 70 - foi uma destacada discípula do artista, e com ele colaborou durante dezoito anos.

Como ceramista, desempenhou as funções de proprietária e directora artística da fábrica Constância/Faiança de Battistini - mais tarde designada “Fábrica de Cerâmica Constância/Faiança Battistini de Maria de Portugal” – da qual foi também responsável pela gestão industrial e comercial.

Esta actividade, que assumiu plenamente a partir de 1936, ligou o seu nome a peças de faiança e a painéis de azulejo que se espalharam pelo país e pelo mundo.

Esteve presente em numerosos concursos de arte cerâmica e de carácter comercial e industrial, promoveu na sua fábrica o desenvolvimento da faiança artística portuguesa, ao mesmo tempo que apresentava estas peças em exposições em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Bélgica, entre outros."




Peça da Fábrica Constância, com Brasão de Vila do Conde, assinada FB - Francisco Branco, autor da decoração.

Sem comentários:

Enviar um comentário